A vara do Trabalho de Caucaia é a primeira do Nordeste e segunda do País a instalar o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho(PJe-JT), que entrou em funcionamento ontem (16). Com o novo sistema, todas as ações trabalhistas iniciadas na Vara tramitarão eletronicamente, trazendo agilidade e segurança aos autos judiciais.
Em coletiva de imprensa, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, destacou as principais mudanças que o novo sistema trará. Rapidez nos processos é a principal delas.
Com a instalação do serviço, o cadastramento de ações e as movimentações processuais serão realizados obrigatoriamente pela via eletrônica. De acordo com o ministro, progressivamente, a expectativa é que o sistema seja instalado nas 24 Regionais do Trabalho espalhadas pelo Brasil. Segundo Alexandre Azevedo, juiz auxiliar da presidência, o novo sistema permite que o advogado resolva todas as questões de maneira prática, de onde estiver. "É um sistema que vai funcionar 24 horas por dia", explica. Apesar do processo eletrônico entrar em funcionamento, os processos antigos continuam nos papéis até sua resolução.
Benefícios
Com a mudança, aproximadamente 800 mil cearenses serão beneficiados direta ou indiretamente. Além dos moradores de Caucaia, habitantes de mais 15 municípios serão favorecidos.
Assim, não será mais preciso recorrer ao papel ou se deslocar até a Vara do Trabalho para ingressarem ou consultarem o andamento de uma ação trabalhista. Tudo poderá ser feito por meio da internet, a qualquer hora do dia.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1094654
Nenhum comentário:
Postar um comentário